ALZHEIMER

A Doença de Alzheimer é uma doença do cérebro, degenerativa, isto é, que produz atrofia, progressiva, com início mais frequente após os 65 anos, que produz a perda das habilidades de pensar, raciocinar, memorizar, que afeta as áreas da linguagem compreensiva e expressiva, produzindo alterações no comportamento. As causas ainda não estão conhecidas, mas sabe-se que existem relações com certas mudanças nas terminações nervosas e nas células cerebrais que interferem nas funções cognitivas.

Trata-se, portanto, de uma doença progressiva e degenerativa, mas que possui tratamento, que permite melhorar a saúde, retardar o declínio físico cognitivo, tratar os sintomas, controlar as alterações de comportamento e proporcionar conforto e qualidade de vida ao idoso e sua família.

O sintoma primário, mais comum, é a perda de memória. Com o avançar da doença, aparecem novos sintomas como confusão mental, irritabilidade, agressividade, alterações de humor, falhas na linguagem, perda de memória de longo prazo, incontinência urinária e fecal e, aos poucos, o idoso começa a desligar-se da realidade.

A doença de Alzheimer não afeta apenas o paciente, mas também as pessoas que lhe são próximas. A família deve se preparar para uma sobrecarga muito grande em termos emocionais e físicos. Também deve se organizar com um plano de atenção ao familiar doente, em que se incluam, além da supervisão sociofamiliar, os cuidados gerais, sem esquecer os cuidados médicos e as visitas regulares ao mesmo, que ajudará a monitorar as condições da pessoa doente, verificando se existem outros problemas de saúde que precisem ser tratados.

Objetivando tornar a vida mais fácil é que a MULTICARE SANTOS oferece cuidadores treinados, capacitados e supervisionados para atender idosos com Alzheimer. O nosso trabalho é promover a independência e prestar assistência emocional e física ao assistido. Garantindo aos familiares a tranquilidade necessária para que possam manter sua rotina e cumprir os seus compromissos

2019-10-29T17:49:33+00:00
WhatsApp chat